10 setembro 2006

A Amazónia uma vez mais

Oi pessoal

Bem hoje mais uma vez no programa sobre a vida selvagem da sic, e passe a publicidade, o tema abordado foi a floresta tropical da Amazónia. Infelizmente mais uma vez foi pelos piores motivos, pois mais uma vez mostrou pessoas a dizer uma cambada de asneiradas em nome do dinheiro que lá não são os euros mas sim os reais.

É deprimente ver como os que mais têm são os que mais queres quem sejam os grande latifundiários, os grandes pastores ou até os grandes madeireiros pois os pequenos causam um impacto minúsculo à beira destes monstros do dinheiro.

Bem o que mais me impressionou o facto de os activistas da Greenpeace terem a sua cabeça a pémio e devido à miséria que o Brasil atravessa custa apenas 50 a 100 dólares pró "serviço ser feito" se é que me entendem o que é nojento e altamente deplorável.

O IBAMA (Instituto BrAsileiro do Meio Ambiente e dos recursos renováveis) tem uma tarefa quase impossível pois é muito difícil operar no seio da Amazónia sem a destruir. Além do mais a Amazónia é habitada por pessoas que vêm da Colômbia e aí fazem lavagem de dinheiro da droga, por pessoas que escravizam outras e as obrigam a trabalhar na agricultura tal e qual como os escravos do antigamente, coisa que infelizmente ainda só acabou no papel, e de uma imensidade mais de pessoas que matam qualquer agente do IBAMA caso tenham oportunidade de o fazer, fazendo-o sem dó nem piedade.

Durante uns tempos houve uma tribo que defendeu a Amazónia "com unhas e dentes" pois matavam todo e qualquer branco que lá aparece-se mas acho que infelizmente essa tribo ou já foi dizimada ou então foi muito massacrada e os seus membros já não têm a mesma capacidade de defesa. Não é que eu defenda esta medida mas devo reconhecer que no entanto enquanto durou deu imenso resultado.

Acho também que a Europa os Estados Unidos os todos os outro países do mundo cada vez mais global e que em termos ambientais sempre o foi deveria ajudar o Brasil com dinheiro para que as pessoas pobres não tivessem que destruir a Amazónia para sobreviver, com meios de combate ao crime organizado que no Brasil é por demais e até mesmo com efectivos para ajudar o IBAMA...

Cada um de nós se não for mais nada pode participar nas iniciativas gratuitas do Greenpeace e os que poderem devem ajudar o Greenpeace com dinheiro contribuindo para a conta deles ou até mesmo com serviço de voluntariádo para esta organização que tanto tenta impedir a desflorestação dos 80% que ainda restam da floresta tropical que é só do tamanho do continente europeu e que no entanto não é nada assim tão grande que se possa destruir uma árvore mais ou até mesmo uma única erva daninha que a nós pode irritar mas para o ecossistema da Amazónia é tão essencial como qualquer outra planta ou animal que lá exista.

Pdemos contriburir também e de uma forma mais forte e pesada ao não comprarmos MADEIRAS TROPICAIS, SOJA VINDA DA AMAZÓNIA OU ATÉ MESMO ANIMAIS ALIMENTADOS DESSA MESMA SOJA. CABE A TODOS A MANUTENÇÃO E BEM ESTAR DA FLORESTA AMAZÓNICA.

Continuem a aparecer e a ler pessoal. Até à próxima.

Sem comentários: