16 agosto 2006

Esteróides anabolizantes

Olá pessoal

Bem hoje fui ao hospital por causa de umas análises e assim, coisas minhas.
Qual não é o meu espanto que ao falar com o médico que me costuma atender e depois de muito falarmos de esteróides e essas coisa que a malta nem lhe consta o mal que lhe faz, este me disse que tinha um doente que era boxer profissional e que se virou para ele e lhe disse:"Doutor eu ando a tomar isto que e para os treinos..."
O médico ficou sem reacção já que não estava a espera daquilo muito menos que tivesse sido o suposto departamento médico a aconselhar.
Bem se foi o departamento médico a aconselhar ou não isso já ninguém sabe e também não importa muito já que neste país quanto menos se souber melhor pelo menos é assim que tem sido nos últimos anos.

A verdade é que a criatina e certos aminoácidos não farão assim muito mal o que não quer dizer que não o façam já que são substâncias que não provêm da alimentação e muitas vezes são administradas pelos próprios utilizadores sem conhecimento da matéria em causa. Agora os esteróides anabolizantes está descrito cientificamente que fazem imenso mal.

As proteínas também não farão mto bem a menos que tomadas com peso conta e medida. Essas substâncias são produzidas pra pessoas que têm déficite de absorção de proteínas e precisam de tomar uma quantidade enorme das mesmas para que sejam absorvidas pelo corpo na quantidade necessária. Ora uma pessoa que tem uma absorção normal e que ainda por cima toma suplementos de proteínas, coisa aliás muito comum nos praticantes de fisioculturismo ( em inglês bodybilding), têm um problema que só se notará vários anos depois que se chama rins. Sim porque os produtos da metabolização das proteínas são excretados pelos rins e se tomamos proteínas em excesso estas irão forçar o rim a um trabalho suplementar, ora isto todos os dias da cabo deles...

Para finalizar quero falar de outro caso que é a toma de testosterona pelos desportistas. Testosterona é chamada a hormona masculina já que são os homens que a têm em maior quantidade no corpo e é neles também que a concentração desta mais varia, mas a verdade e que as mulheres também a têm apesar de não a produzir e esta ser resultado de umas reacções químicas a partir de outra hormona que é produzida no corpo feminino. Ora este programa falava que essa desportista principalmente os praticante de fisiocultirismo que tomavam disso a toda a força. Ora isto ate parece que não tem grande mal não fosse o caso de um homem com défice desta hormona ser aconselhado a tomar UM COMPRIMIDO DE 21 EM 21 DIAS NO MÁXIMO E OS TAIS DESPORTISTAS TOMAREM UM COMPRIMIDO POR DIA.

Isto tem o seu preço que é problemas cardíacos, renais etc, etc, etc...

Meus caros sempre ouvi dizer: "O QUE É DEMAIS É ERROS" e "A DOSE FAZ O VENENO" por isso cuidado com o que tomais é que o facto de parecer inofensivo não quer dizer que o seja...

Beijinhos e abraços pra todos e até à próxima.

Sem comentários: