14 setembro 2006

Lisboa e o resto...

Olá pessoal mais uma vez hoje.

Bem agora vou falar-vos da célebre frase: "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem". Esta frase parece ser muito famosa quer entre portugueses quer entre os estrangeiros e diga-se a bom abono da verdade que até certo ponto é assim mesmo.

Hoje mais uma vez no noticiário agora da RTP 1 vi que ia ser implementado pela União Europeia a Agência para a Segurança Marítima (ASM) e que focaria localizada em Portugal, é claro que ficará em Lisboa onde mais poderia ser????

É interessante e também deprimente e revoltante ver como tudo o que de melhor se faz neste país vai parar a Lisboa, sendo a única excepção as descobertas científicas que são feitas na sua maioria e com enorme qualidade na Universidade do Porto em vários dos seus pólos.

Ora bem sejamos pragmáticos e realistas. Os governos passam a vida a dizer que não é possível ter tanta gente em Lisboa, que é gente a mais. Que o litoral está lotado, blá, blá, blá.... No entanto passam a vida a fazer tudo por Lisboa e a esquecer que o resto do país também é Portugal. Aliás Portugal começou por sê-lo do norte para o sul e não o contrário.

Mas quando o aeroporto do Porto fica pequeno faz-se obras de aumento, o de Lisboa ainda nem se sabe quando ficará lotado mas já se pensa em fazer um novo. Todas as repartições do estado estão localizadas em Lisboa e qualquer coisa que seja preciso fazer não se pode resolver em mais lado nenhum senão em Lisboa. Até a porcaria do bilhete de identidade tinha de ir a Lisboa pra ser feito. Mas por que raio de razão é que isso é necessário??? Qual a finalidade disso??? Porquê gastar assim mal o dinheiro quando a mesma coisa pode ser feita aqui no norte com a mesma qualidade ou com qualidade superior???

Acho piada que depois se vem falar na regionalização. Pra quê??? Como podemos pensar que isso vai resolver os problemas??? Pra que é que um país minúsculo como o nosso acha que precisa disso??? O que precisarão os Estados Unidos da América (E.U.A.) então, em que todos os seus estados ou praticamente todos são maiores que o nosso país??? Ou até mesmo o Brasil em que se passa a mesma situação dos E.U.A.????

O problema meus caros está na cabeça dos nossos políticos. Quando se candidatam para o parlamente candidatam-se pela sua terrinha, no entanto, depois de eleitos vão pra Lisboa e esquecem-se de onde vieram e das pessoas que os elegeram, o que é inaceitável e revoltante até.

Ora como querem que fiquemos nas nossas terrinhas se o alfa só passa em Lisboa, se Lisboa tem metro há imenso tempo e o porto tem nem há meia dúzia de anos??? Podem dizer mas Lisboa precisa mais que o Porto porque tem mais gente. Errado. Lisboa tem mais gente porque tem melhores condições assim é que está certo, senão acreditam nisso que dotem outra cidade com melhores condições que Lisboa e vejam se as pessoas não se deslocam pra lá... Como querem que as pessoas fiquem no interior se nas grandes cidades há imensos transportes públicos que passam no máximo de 10 em 10 minutos e nas aldeolas do interior nem camionetas há???? Em Espanha aconteceu algo de muito engraçado e demonstrativo desta mesma realidade que foi o seguinte: quando fizeram o TGV, este ficou a passar em algumas aldeolas do interior espanhol que nada tinham, no entanto, como o TGV tinha lá paragem numa delas os grande empresários deslocaram-se pra lá, de modo que moram no interior e todos os dias apanham o TGV e vão trabalhar a Madrid, o que segundo eles é bem melhor que morar em Madrid. Digam-me agora que eu estou errado....

Outra coisa que eu acho imensa piada é ao facto de se vir dizer que se trabalha e se produz muito mais em Lisboa. Ora por favor. Isso é a maior barbaridade que já se disse e ouviu e claro que foi dita por jornalista lisboetas como só poderia ser. Ora isto explica-se muito facilmente. A maioria das empresas têm a sua sede em Lisboa, como tal fazem a sua facturação em Lisboa e como tal o distrito que mais produz é Lisboa porque é o que apresente maior facturação. Assim até a minha minúscula terrinha era a zona que mais produzia do país não acham????

Não sejamos egoístas. Só podemos evoluir se as coisas estiverem mais distribuídas e bem feitas. E não é com regionalização que lá vamos mas sim com vontade política. Isto não passa de um problema político que infelizmente só prejudica os não políticos.

Até à próxima pessoal.

Sem comentários: