10 outubro 2006

1ºs jogos da lusofonia


Oi pessoal.

Bem hoje tenho uma notícia a meu ver maravilhosa. São os primeiros jogos da lusofonia a realizarem-se em Macau uma antiga província portuguesa agora pertencente à China.

Isto é uma notícia que me alegra imenso porque primeiro eu sempre defendi que devia haver maior interligação entre os povos de língua portuguesa, depois porque finalmente os nossos governantes chegaram a essa mesma conclusão e como tal decidiram fazer estes mesmos jogos com uma boa participação de todos os países visados que são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, "Macau" (região da China), Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-equatorial, Sri Lanka e Índia, estes três últimos fizeram o pedido de participação e foram aceites devido às suas ligações históricas à língua portuguesa.

Estes jogos são compostos pelas seguintes modalidades: atletismo, Basquetebol, Futebol, Taekwondo, futsal, ténis de mesa, voleibol de praia e voleibol. É curioso também que na página oficial 1.os Jogos da Lusofonia tem a explicação de todas as modalidades e o que mais me alegra é a ausência de estrangeirismos inúteis e deploráveis usados pelas pessoas apenas com o intuito de esconder a sua ignorância em relação ao português correcto. Esta informação pode ser encontrada em informação desportiva.

Isto, espero eu é apenas o início de uma relação que nós CPLP (comunidade de países de língua oficial portuguesa) e os outros associados de Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa, para uma maior difusão da nosso bonita língua que é o português, língua essa que deriva do latim e que muitos insistem em maltratar e maldizer mas que é a quinta a sexta ou a sétima língua mais falado do mundo, é difícil perceber quem tem razão, mas uma coisa é verdade está entre as 10 mais faladas se bem que eu pessoalmente ache que está entre as 5 mais faladas, e basta pensar um pouco pra se chegar a essa conclusão.

Meus caros para mais informação podem ir à página do Instituto Camões e para saberm mais dos 1ºs jogos da lusofonia podem visitar a revista trimestral de desporto de Macau, ou então a página do Instituto do desporto do governo da região administrativa especial de Macau, que se encontra na língua portuguesa, cantonês e em inglês.

Para quem quiser tirar dúvidas sobre a língua portuguesa pode sempre ir a http://ciberduvidas.sapo.pt/.

Acabo esta postagem com uma homenagem a todos os países participantes pondo a sua bandeira oficial, o logótipo com a explicação, a mascote, o slogan e o hino do evento.


Hino

Não há terra nem há mar
Que consigam separar
Quem fala o idioma
Do coração
Não há tempo nem distância
Que apaguem a fragrância
De uma amizade
Que perdura

Não há credo nem há cor
Que abalem o ardor
Desta grande família
Que mora em todo o mundo
Vamos juntos celebrar
Este encontro singular
Em paz, harmonia
E plena comunhão

Gentes da lusofonia
Espalhem a vossa emoção
E a vossa alegria
Gentes da lusofonia
Partilhem a vossa paixão
E sabedoria

Há sabores e perfumes
E diferença nos costumes
Que trazem mais riqueza
À nossa união
Há no ar uma esperança
Há a fé numa mudança
Que transforme a nossa vida
Em algo bem melhor

Letra e música de Luís Pedro Fonseca




Slogan


4 Continentes, 1 Língua
Unidos pelo desporto ﹗



Logótipo

Tratando-se da realização dos primeiros jogos a Lusofonia, o logótipo escolhido não poderia deixar de transmitir uma mensagem positiva aos atletas que em Macau vão lutar por um lugar no pódio. Por isso o logótipo escolhido pelos membros da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa representa o momento de cortar a meta por um atleta o que traduz um símbolo de energia e de acolhimento sentido nos recintos desportivos onde se desenrolam as competições.

No logótipo estão também “escondidos” dois caracteres chineses que simbolizam o número “um” na fita encarnada que representa a primeira edição dos Jogos da Lusofonia e o carácter que significa “ser humano” constituído em reunião com o corpo físico e o membro inferior do atleta para simbolizar o dinamismo e a vitalidade.


Mascote

Leo, uma palavra proveniente da Língua Chinesa, tem um som parecido com “vir a Macau” o que significa igualmente dar as boas vindas a todos os visitantes que se deslocarem à cidade durante os Jogos. Em português “Leo” equivale ao som enunciado em chinês.














Estas últimas informações e imagens foram tiradas da página http://www.macau2006.org/ que é a página oficial do evento.



Até à próxima pessoal.

Sem comentários: