08 outubro 2006

Papa, Islão e liberdade de expressão

Há bem pouco tempo aconteceu algo que ninguém esperava e que deixou as pessoas confusas, algumas irritadas e outras contra o Papa.

Ora mais uma vez os árabes mostraram o que tão bem sabem fazer – confusão. Chegaram até a fazer caricaturas a gozar com a situação que diziam “Morte a todos os que dizem que os muçulmanos são violentos”.

Achei piada aos terroristas que prontamente se deram ao trabalho de prontamente ameaçar o Papa por este ter citado um imperador bizantino, no seu discurso na universidade alemã, e de ameaçar também todos os cristãos de todo o mundo principalmente os países ditos cristãos.

Eu espero sinceramente que eles tenham consciência de que nós não estamos aqui pra levar na cabeça e que não nos iremos ficar se formos atacados pois somos pessoas tal e qual como eles gostamos do respeito e não vamos tolerar seja o que for que nos retire a nossa liberdade.

Um juiz jordano disse há uns tempos num tribunal daquele país que os muçulmanos tinham de ver para onde caminhavam pois o Islão era o primeiro a falar de respeito pelo próximo e de liberdade de expressão.

Espero meu caros que todos os que cá venham estejam dispostos a lutar por aquilo em que acreditam e já não estou a falar de lutar pelo cristianismo, estou a falar de lutar pela nossa civilização pois como dizia William Wallace aquando de uma das primeiras guerras contra os ingleses “Isso podeis fugir e conservar a vossa vida por mais uns anos, mas no dia da vossa morte ides desejar poder trocar todos esses anos da vossas vida por um único dia como este em que podeis lutar e mostrar-lhes que eles podem tirar a vossa vida mas nunca poderão tirar a vossa liberdade” e eu faço minhas as palavras deles para todos aqueles que têm medo dos muçulmanos e de lhes mostrar que se for preciso nós lutaremos para defender aquilo em que acreditamos.

Não sou a favor da violência muito pelo contrário e como uma bom praticante de artes marciais que tento ser, penso que a luta é a ultima das coisas que se deve fazer, mas como é dito no filme "Momento da Verdade 3" em que em vez do Daniel-san quem o acompanha é uma miúda e quando está já no fim do filme ela lhe diz: “Admita Mr Myagy deu-lhe uma valente sova” este lhe responde: “Lutar não é bom, mas quando lutarmos que seja pra ganhar”. É assim que eu penso também. Sei que se eclodir uma guerra de religiões irá ser desastroso, e será muito difícil arranjar uma maneira de fugir ao conflito mesmo para aqueles que queiram pois com as armas de hoje a coisa fica muito complicada.

Vamos lá ver no que isto dá.

Abraços e beijos pessoal.

Sem comentários: