09 outubro 2006

Finalmente o combate à corrupção

Finalmente neste país começa-se a pensar na corrupção como um crime tão mau como os outros e que fazem tão mal à nação.

No passado dia 5 de Outubro o nosso presidente da república Cavaco Silva focou praticamente em todo o seu discurso o combate à corrupção como o seu “cavalo de batalha” para esta sua legislatura, principalmente na frase “…é necessário que o combate à corrupção seja visto como um esforço a que todos são chamados…” o que me apraz imenso. Este tema já foi falado também na legislatura do anterior presidente da república Jorge Sampaio mas não de uma forma tão intensa.

Fico feliz também por um ministro do partido actualmente no poder, o PS , João Cravinho que já tinha levantado o problema aquando da sua estado no poder, no governo de António Guterres e que foi abafado pelo seu governo, também ele do PS , e que novamente tentou ser abafado pelos ministros do seu grupo parlamentar, o que me deixa a pensar quantos desses ministros estão com medo de serem apanhados nas “malhas” da justiça o que é imensamente lamentável e mostra o estado da justiça.

Hoje é também o dia de mudança de procurador geral da república que deixa de ser o senhor Souto Moura e passa a ser o senhor Pinto Monteiro. Espero que este novo procurador seja ainda melhor do que o anterior que para mim foi muito bom pois não se deixou levar por vontades políticas pois implicou no caso Casa Pia onde foram apanhados entre outros o senhor Carlos Cruz que era um famoso apresentador de televisão e o senhor Paulo Pedroso que é um ainda famoso deputado do PS e que foi recebido como herói quando saiu da cadeia, como se tivesse sido uma imensa “cavala” política contra ele e como se ele com este acontecimento tivesse feito com que o país ficasse imensamente melhor. Se ele é culpado ou inocente não sei e sinceramente isso não me interessa rigorosamente nada. Agora pensemos não seria uma grande estupidez do ministério público (o que é) prender alguém que tem tanta importância mediática, sim porque só aí é que pra mim eles são importantes pois de resto acho que todos somos iguais e não há diferenças entre cidadãos, sabendo que eles iriam pedir uma indemnização enorme e que ia deixa-lo em muitos maus lençóis. Na minha modesta opinião, eles foram presos porque havia realmente provas contra eles, se são verdadeiras ou não isso cabe aos tribunais decidir.

Gosto muito também do antigo procurador pois foi no mandato dele que começou o caso do Apito Dourado em que se combatia a corrupção desportiva que infelizmente está imensamente instalada no nosso país e também na Europa e no mundo do futebol, a começar pela FIFA como se pôde ver neste mundial 2006.

Infelizmente acho que foi mal dirigido o processo do Envelope 9 (ou em) em que a “montanha pariu o rato”.

O pacto da justiça feito pelos dois maiores partidos PS e PSD , e deixando de fora os pequenos partidos com representação parlamentar CDS/PP , PCP e BE , o que para mim é bom e mau, este novo pacto da justiça fala também neste combate à corrupção.

Uma coisa que me espantou também hoje foi que ao ouvir o fórum TSF que passou nesta mesma estação de rádio sobre este mesmo tema, quando um ouvinte acusou um número considerável de pessoas e foi, passado algum tempo, desligado pois supostamente o fórum não era um tribunal e estes temas não eram pra ser julgados no fórum. Meu caros não seremos livres de expressar a nossa indignação pelo que se passa actualmente no estado da justiça e com as pessoas que não são julgadas porque um sem números de “jogadas por baixo da mesa”.

Esperemos caros leitores que isto não seja mais uma vez “uma montanha que pariu um rato” e que não seja apenas e só, uma vez mais “muita parra e pouca uva” pois Portugal precisa de acção, e de medidas concretas e não mais de meias medidas. Vamos lá ver no que isto dá meus caros.

Sem comentários: