13 outubro 2006

Incoerência política em relação à polícia

Olá

Bem nos últimos dias temos assistido a uma coisa chamada incoerência. Ora infelizmente as nossas forças policiais não têm o treino devido e depois acontecem acidentes que não deviam acontecer como foram as mortes que lamentavelmente aconteceram ultimamente em perseguições na região do Porto.

Ora logo que se soube que isto tinha acontecido o “nosso querido” deputado Francisco Louça veio logo exigir que o ministro da administração interna fosse ao parlamento explicar o que se passou e acusou as forças de segurança de excesso de zelo e de abuso de autoridade e as pessoas implicadas deveriam pagar pelo que fizeram. Bem eu até poderia concordar com ele não fosse o facto de eles antes de se porem em fuga tentarem atropelar o polícia que lhes deu a ordem de paragem.

Poderia também estar de acordo com ele se antes uns dias um polícia não tivesse sido atropelado de ficado em estado não grave mas sim muitíssimo grave já que no mínimo ficará paraplégico e ficará basicamente estéril. Ora meu caros todos nós homens sabemos o quanto isto pode ser penoso psicologicamente pelo menos nos primeiros tempos, principalmente se já fomos férteis. Mas infelizmente não apareceu ninguém a dizer que iriam dar apoio a esse cidadão e à sua família que mais não fez que ser vítima de um acidente de trabalho, por sinal bem grave e que estava ao serviço do estado. Não apareceu nenhum deputado a dizer que seria possível punir o ou os responsáveis de tal acto odioso e repugnante.

Como poderemos querer que a polícia nos defenda se eles quando têm problemas nunca são defendidos nem apoiados????

Só lamento que quem sofre as consequências destes actos estúpidos sejam os cidadãos normais e nunca esses políticos sem coerência nenhuma que mais não fazem que comer e beber às nossas custas, pois a única coisa que eles fazem bem é aumentar o IVA e os outros impostos, na minha modesta opinião.

Outra coisa é feita por parte da comunicação social pois falam mal das forças de segurança, mas nunca os vejo a falar bem. Impressionantemente nunca nada está bem e parecem sempre querer decredibilizar essas forças seja de que maneira for. Ora porque será que nenhuma televisão falou como veio em alguns jornais, louvor lhes seja dado por isso, que os polícias têm no máximo 32 balas para treinos e se gastarem mais têm de as pagar. Porque ninguém fala que os coletes à prova de bala são pagos pelos próprios agentes e se numa perseguição tiverem o azar de estragar o carro têm de pagar o arranjo do próprio bolso???? Porque nunca ninguém fala nisto??

Porque nunca os deputados se insurgem contra isto??? Porque nunca falam em fazer como na Alemanha por exemplo em que sempre que há uma perseguição policial vão primeiro os polícias que vão a perseguir a pessoa ou as pessoas suspeitas e logo atrás vem um polícia para ver os estragos resultantes dessa mesma perseguição e fazer juntamente com os lesados um orçamento dos estragos e depois o estado paga tudo o que é devido. Ahhh meus caros não tenhais problemas porque primeiro os alemães têm uma mentalidade muito mais à frente que a nossa e não pensão como cá em passar a vida a “esfolar” o estado, pois eles neste caso só pedem o que lhes é devido.

Não estou a com isto a dizer que as forças policiais são umas santidades e que deviam ser veneradas. Nada mais errado. Há corrupção lá como em qualquer outro lado mas os corruptos devem ser punidos e os bons profissionais devem ser admirados e respeitados como pessoas de bem como todos nós gostamos que nos respeitem.

Cabe-nos a nós tentar mudar a nossa mentalidade em relação à PSP e à GNR e cabe-lhes a eles cumprir a sua missão e respeitar-nos a nós também pois só assim podem há ver relação sejam elas de que tipo forem, com muito e verdadeiro respeito.

Até à próxima malta.

1 comentário:

dani_dc disse...

Olá João, quero dizer que li o teu post e concordo plenamente contigo.. Acho que o estado devia apoiar muito mais os policias porque realmente às vezes dá a sensação que a nossa sociedade se preocupa mais com os bandidos do que com quem nos pretege deles.. é ridiculo..