11 outubro 2006

Moda, desfile em Espanha e anorexia nervosa



Olá pessoal

Bem há aproximadamente um mês se não me engano ou até nem tanto ouvi uma notícia que me alegrou imenso. Finalmente os produtores de eventos de moda tinham ganho algum juízo e tinham imposto condições decentes para participação das modelos no desfile impondo que estas tivessem um índice de massa corporal (IMC = peso/(altura^2)) não inferior ao normal, todas as que se encontrassem abaixo eram consideradas anorécticas e por isso eram automaticamente excluídas.

Ora digo isto porque como é sabido e aceite pela maioria das pessoas estes desfiles têm vindo a fazer com que as miúdas pensem que os homens gostam de mulheres super magras com umas mamas enormes em relação ao seu corpo. Ora isto faz com que as miúdas façam umas dietas loucas, entrem em depressão por não emagrecerem, e cheguem mesmo a ficar anorécticas associando muitas vezes a bulimia à anorexia para que os pais não percebam o problema.

Meus caros em primeiro para quem não sabe fica a saber as mulheres precisam de ter um terço do seu peso em massa gorda para poderem ter filhos saudáveis e os poderem amamentar como deve ser depois de os mesmos nascerem.

Mais a maioria dos homens gosta de mulheres compostas, não gosta delas muito gordas, mas também não gosta delas muito magras. Nós homens gostamos de pessoas normais, com a gordura normal de uma pessoa nem demais nem de menos. Para mim muito sinceramente as mulheres mais bonitas não são as muito magras, nem as que têm grandes mamas, ou grade rabo, para mim as mais bonitas são as que têm tem em proporção e isso salvo raras excepções todas podem ter mais um pouco aqui ou menos uma pouco ali isso não importa propriamente…

A última miúda com quem andei é muito boa pessoa e muito amável no entanto tinha um trauma enorme com o corpo e isso bloqueava tudo o resto. Não era possível ter uma relação saudável com ela, não só por isso mas com grande parte, porque para ela nunca estava bom era preciso sempre mais qualquer coisa no corpo e quando já fosse demais, para ela ainda não chegava para mim estes traumas eram e são causados nas miúdas pelas revistas de moda, desfiles e afins que traumatizam a moças com ideias estúpidas e descabidas e que destroem a vida de muitas delas irremediavelmente. Elas passam a viver para o corpo e não ao contrário ou seja a terem um corpo para viverem.

Ora por esta altura a nossa querida Fátima Lopes foi convidada para ir ao programa Portugal no coração juntamente com a Marisa Cruz e como isso tinha-se passado há poucos dias ou ainda se ia passar mas já era notícia na altura, os apresentadores, mais propriamente o Júlio Isidro, perguntou à Fátima o que ela achava e ela respondeu que não concordava pois segundo ela havia a mania de fazer da moda o bode de espia tório para tudo o que se passava de mal com a magreza das miúdas e que isso era falso. Ora eu compreendo que a minha querida Fátima, que faz mais por Portugal que os nossos políticos, não aceite muito bem a ideia, pois afinal é da moda que ela vive mas ela tem de compreender que isso é uma realidade. A moda é um padrão das adolescentes de hoje e que se elas vêem as outras magríssimas e vêem muitos homens atrás delas, não porque elas sejam bonitas mas porque têm muito dinheiro, e elas querem ser iguais. Se vão a uma casa e as peças são pequenas demais e não lhes servem elas imaginam que estão gordas e entram em paranóias.

Espero que tenha sido apenas um início e não apenas uma vez sem repetição, para ver se de uma vez por todas acabamos com este flagelo do mundo ocidental que é anorexia nervosa.

Até à próxima…

1 comentário:

sarinha disse...

Olá, João!
Sim, já sei kem és... desculpa a distração :p
Venho aki dizer q adorei esta tua reflexão sobre a magreza excessiva.
Concordo qd dizes q a moda dita os padrões sociais de como o nosso corpo deve ser e muitas miudas (e graudas tb) acabam por se guiar por eles... podendo levar a diversos problemas.
Tb axo q os homens não gostam de mulheres excessivamente magras, cm as q vemos nos desfiles, c umas pernas q mais parecem duas varas prestes a kebrar...
Na minha opinião, devemos ter cuidados c a nossa aparência pk nos faz bem à auto-estima e é um cartão de visitas para mts situações... por outro lado, excesso de gordura pode provocar tb uma série de problemas de saude, principal/ ao nível cardiovascular, contudo, a magreza excessiva tb pode acarretar problemas, p além de não ser nada bonita...

Resumindo: cm em tudo na vida o q é necessário é haver um "EQUILIBRIO".

Beijinhos
Sara